Cresci ouvindo o rádio, devido à influência dos meus pais. E cresci no sentido metafórico e literal. Dependendo do turno da escola, acompanhava os programas durante um ano, como novelas, ou como jornais. Digo que cresci metaforicamente porque parte do meu interesse como amante das narrativas se deu por ouvir as narrativas de cartas, as histórias biográficas: quadros como o Que saudade de você!, do Eli Correia; De Coração para coração, de Paulo Lopes; e os desabafos das amigas–ouvintes de Paulo Barbosa.
Não eram só as histórias que me interessavam, mas também o que tornava a narrativa sedutora: a maneira envolvente de tecer o fio da trama,, criando o clímax e o suspense; o lirismo de transformar um relato em uma homenagem; mesmo uma história comum, era instigante para muitos ouvintes, que se identificavam naqueles vieses emprestados da experiência do outro. Algumas cartas relatadas no programa Eli Correia até viraram livro e outras histórias com tons de terror e misticismo ganharam encenação em programas de TV.
Reforço: não era a história em si, mas a maneira de narrar, as escolhas de palavras, a condução da narrativa que causava a repercussão entre os ouvintes. E como eram narrativas orais, a maneira do locutor impulsionar a voz, fazer as pausas, fazer as repetições, alongar a palavra, imitar os barulhos, era o que me envolvia. Gil Gomes é imortalizado como um ícone das histórias de crimes, de lendas urbanas, de casos enigmáticos. Confesso, gostava dos medos que eu sentia, de histórias que pareciam inacreditáveis de tanta maldade impregnada na trama.Eu preferia acreditar que eram mesmo ficção.
Ouvia também os programas dedicados a músicas românticas, programas que se encerravam com relatos de histórias de amor. Também achava interessantes as reconstruções da narrativa que tornavam as histórias emocionantes fazendo crer que os tais contos de fadas e contos de amor não faziam parte apenas da literatura, mas também de documentários e de biografias. Eu e minha prima Lu ficamos horas conversando sobre o que escutávamos e projetando como seria o futuro.
Como eu já relatei em outra crônica, na infância, o meu acesso a livros era limitado,e mesmo a televisão tinha os horários definidos devido às tarefas domésticas. Os programas de debates, sobretudo do Paulo Lopes, ajudaram na minha formação crítica, pois apresentavam pontos de vista diferentes e discutiam os temas contemporâneos, com participantes especialistas nos temas, mas também dando voz ao ouvinte. Hoje ouço os programas nos arquivos dos sites das rádios e, em um dia, consigo ouvir meses e meses dos quadros.
Ainda ouço rádio, sobretudo no trânsito, mas agora ao encontro de músicas. Digo ao encontro de músicas, porque, como brinco, são as músicas que nos escolhem, surpreendentemente. É fácil, com tanta tecnologia, selecionar as músicas que se quer ouvir: estão quase todas lá na internet, senão nos pendrives ou nos cds. Ouvir a rádio não é selecionar a música, é ser escolhido. Quantas vezes vezes, não fui resgatada por uma música da infância, e abduzida pelas memórias...?
Uma música me levou ao encontro de uma cena esquecida. Foi uma música dessas que me fez lembrar das experiências de infância e adolescência (uma"leitura" da vida por meio do rádio) e me despertou a vontade, naquele momento, de sintonizar o rádio no AM e reencontrar também os radialistas que ainda fazem companhia, do bom-dia ao boa-noite, à dona Irene, minha mãe.
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